O que é o Headstock do violão?

Atualizado: Abr 6



Incrível mas geralmente quem está iniciando não sabe que o headstock nada mais é do que é a parte de cima do braço do violão, refere se ao formato da sua cabeça como muitas vezes é chamado. É uma peça fundamental para um bom violão, geralmente são 1,2 e alguns casos 3 peças coladas para chegar no headstock ideal e diferente do que algumas pessoas imaginam ele quase nunca é inteiriço ao braço do violão, geralmente é da mesma madeira mas com peças coladas para dar angulo e formato que cada marca tem em peculiar.


Deixa eu te contar uma história, em 2011 eu tinha uma loja de instrumentos musicais e no mês de agosto desse mesmo ano, fazia um frio danado aqui no RS, estávamos atendendo um cliente em potencial, então baixamos os melhores instrumentos para testarmos na loja, o impensável aconteceu, eu quebrei meu primeiro violão! Sim “ eu quebrei”, foi algo tão bizarro e sem explicação que vejo a cena acontecer até hoje.


Eu simplesmente deixei o violão com o HEADSTOCK encostado em um canto para mostrar outro instrumento para o cliente, não sei se o violão ficou com ciúmes e se atirou no chão hehehe ou simplesmente escorregou, sabe quando você vê o violão cair em câmera lenta e não pode fazer nada? Eu estava do outro lado da loja, pensa em um filme passando na minha cabeça, meus Deus foi um dos violões mais caros da loja, respirei fundo, caminhei depressa até ele e estava quebrado, bem no Headstock.


Comecei a me perguntar, se colar vai ficar igual ?


Pode ter danificado corpo?


Foi minha culpa ou de quem ?


Essa historia serviu de lição para mim, mas não entre em pânico, um bom luthier faz mágica hoje em dia, eu estudei ainda mais sobre luthieria e abaixo quero deixar 3 ensinamentos que aprendi com isso!


1- Nunca escore seu violão em um canto qualquer, ele pode escorregar e provavelmente que quebre o braço ao cair.


2- Sempre que o guardar sem ter nem um apoio de braço ou suporte, coloque o violão com as cordas para baixo, assim não ficará forçando seu braço e o risco de cair é menor.


3- Seu violão te escolhe! O mínimo que você pode fazer é cuidar dele, pensa em madeira, se você deixar no sol, chuva, humidade, cheio de pó, o que vai acontecer? Então! O mesmo vale para violão!


Os Violões da 91 são escolhidos a dedo, enviados com todo nosso carinho para cada Dealer/lojista ou cliente que adquire peças de nossas coleções, se você é um #91uns tenha orgulho pq são poucas marcas no mundo que fazem violões para instrumentistas apaixonados!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo